.desenvolver a Resiliência  Tempo de leitura ~2 min~

Resiliência é um conceito proveniente da física que, em resumo, significa a capacidade que um corpo tem de readquirir integralmente suas propriedades anteriores, após sofrer tensão provocada por um agente externo. A mola é o exemplo mais didático para explicar o conceito. Ela estica ou encolhe quando uma força externa age sobre ela. Quando não há mais essa força, a mola volta exatamente ao seu tamanho original.

 O conceito extrapolou a física e tem sido utilizado para descrever uma competência humana:

A capacidade de superar desafios, adaptar-se às mudanças, lidar com problemas e resistir à pressão externa são características de pessoas que detém  essa competência.

 Tem sido amplamente adotado pelo mundo corporativo para descrever que tipo de profissional é esperado nas empresas: o famoso profissional resiliente.

Antes de você correr atrás de dicas para desenvolver a resiliência, adianto que provavelmente essa característica já exista dentro de você. Todo dia passamos por situações desafiantes que precisamos superar para alcançar aquilo que queremos. Afinal, é possível que você já tenha enfrentado aquele baita trânsito até chegar ao trabalho; ou tenha trabalhado adoecido, esperando o expediente terminar para ir ao médico; um dia da semana em que precisou fazer das tripas coração para se locomover devido à greve do transporte público; ou o filho ficou doente e teve que acordar 4h da manhã para levá-lo ao hospital e depois continuar com sua rotina de afazeres do dia…

Esses são alguns exemplos de situações desafiantes que enfrentamos em nosso dia-a-dia sem nem perceber.

 

Qual o seu grau de resiliência?

Agora, sabendo que você possui naturalmente essa característica dentro de si, o que de fato difere algumas pessoas de outras é o grau de resiliência, mais especificamente o QA – Quoeficiente de Adversidade.

O QA é uma medida que avalia nossos padrões de reação psicológica às adversidades, desenvolvido por Paul Stoltz.  Foram analisados os resultados de pesquisas científicas aplicadas a mais de 500.000 pessoas de profissões diversas, concluindo-se que o QA é o traço de personalidade fundamental que está por trás do sucesso ou fracasso das pessoas.

Muito mais do que notas altas em provas, Q.I. acima da média, nível cultural, etc, o padrão de reação psicológica com um alto nível de resiliência  se mostrou uma das características mais importantes  de grandes empreendedores para conquistar o sucesso duradouro. Esses estudos demonstraram que  essas pessoas tendem a  possuir rendas maiores, alta performance, mais chances de promoção e maior satisfação com relação às suas escolhas e conquistas.

.

E quais são as principais características das pessoas que possuem uma grande capacidade de serem resilientes?

  • São pessoas que expressam maior flexibilidade quando enfrentam algum desafio ou situação adversa.
  • Conseguem sustentar desempenho excelente em tudo que se comprometem a realizar.
  • Responsabilizam-se pela criação e inovação de soluções.
  • Adaptam-se às mudanças.
  • Percebem oportunidades em situações difíceis (até mesmo catastróficas), em que grande parte das pessoas só enxergaria problemas.
  • Perseveram e tentam diversas formas diferentes até alcançar o que almejam.
  • Controlam suas reações às emoções.
  • Sabem influenciar e motivar outras pessoas.
  • Apesar de mapearem os riscos, tendem a se manter mais otimistas.

 

desenvolver a resiliênciaComo posso aumentar o meu QA e desenvolver a resiliência?

É importante frisar que cada ser humano é diferente do outro. Tentar estabelecer padrões sobre o que você deve ou não fazer invariavelmente não irá funcionar, porque o que é bom para mim, pode não ser nada bom para você! Por isso, a primeira dica que eu tenho para te dar é:

AUTOCONHECIMENTO

Saiba quem você é e quem você não é. Identifique, assuma e expresse suas maiores qualidades, talentos e pontos fortes no dia-a-dia. A forma como você irá adquirir esse autoconhecimento pode ser àquela que for melhor para você: Coaching, sessões de PNL, psicoterapia, terapias holísticas, meditação, Yoga, etc. O importante é que você saiba quem você é e adquira controle sobre a forma que reage às suas emoções.

APRENDA A LIDAR COM O ESTRESSE

O estresse sempre irá existir em nossa vida, as vezes de uma forma negativa, consumindo a nossa vitalidade. Outras de forma positiva,  levando-nos a agir, transformar e realizar. Encontre a sua forma de se equilibrar e lidar com o estresse diário. Pode ser encontrando os amigos periodicamente, praticando exercícios físicos, meditando, lendo, escrevendo…

Descubra quais atividades diárias fariam total diferença para você recuperar sua energia, vitalidade e equilíbrio de vida e que ajudariam a tirar o foco das situações que causam o estresse negativo.

BUSQUE APOIO

Busque estar próxima das pessoas que fazem parte da sua rede de confiança. Aquelas que podem oferecer um ombro amigo, te ajudar a pensar fora da caixa, a solucionar problemas ou até encontrar um mentor para te auxiliar a alcançar seus objetivos. As pessoas são os recursos mais poderosos que existem,  nossa relação com elas pode nos desenvolver e transformar profundamente.

ENCONTRE OU CRIE UM PROPÓSITO DE VIDA

O seu propósito não precisa estar necessariamente relacionado ao trabalho. Pode ter a ver com o relacionamento amoroso, familiar, espiritualidade, viagens, estilo de vida e etc.

Ter sonhos e objetivos claros facilita no momento em que precisamos tomar decisões, além de aumentar a motivação para realizarmos o que quer que seja. Assim como conseguirmos viver uma vida mais alinhada com nossas crenças e valores.

 

E aí, agora que está munido dessas informações,. você acredita estar pronto para desenvolver a sua resiliência e viver uma vida com mais plenitude e realização?

 

Selecionados para você:

Andressa Aurichio Crema
Psicóloga e Coach de carreira | 11.97633-7386 | andressa.cremaa@gmail.com |

Graduada em Psicologia pela PUCSP. Coach plena formada pela metodologia Exponential Minds e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Inside You. Realiza processos de Coaching focados na Restauração da Autoestima e Gestão Emocional.