Dia da mulher  Tempo de leitura ~1 min~

8 DE MARÇO – DIA DA MULHER É TEMPO DE LEMBRAR QUE A LUTA É TODO DIA!

Hoje é o Dia da Mulher. Ótima oportunidade para refletir sobre os papéis e os lugares que ocupamos na sociedade. Embora muita coisa já tenha melhorado, ao redor do mundo inteiro ainda sofremos as mais diversas formas de violência; todos os dias.

Simone de Beauvoir disse “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher“. Pensando nisso, levantamos um questionamento para esse dia tão importante: Em quais condições as mulheres têm se constituído?

Vivenciamos cotidianamente em um ambiente de medo. Medo de sermos agredida, julgadas por nossas escolhas de felicidade, medo… Aprendemos que a mulher que se cala “corre menos risco”! A mulher que é agredida (mas que ainda assim se cala) “corre menos risco”! A mulher submissa “corre menos risco”! A mulher que se casa “corre menos risco”. E, principalmente, aprendemos que a mulher é sempre a culpada de todo o “risco” que corre.

Por isso, mulher: Não se contente com um dia de flores!

Lute para que todos os dias sejam seus! Lute pelo direito ao seu próprio corpo! Não permita que ninguém te faça sentir menos, que pode menos, ou que não é capaz! Não permita que ninguém menospreze seu lado emocional, sua doçura e sua delicadeza! Mas, nunca, nunca ignore sua força, seu poder e suas conquistas!

Somos desdobráveis*! Somos mais do que supomos! Muito mais.

 

Coração de mulher não bate, suspira (…).
Somos tantas em uma só…
Somos tantos versos em uma só poesia.Lígia Guerra

Feliz Dia Internacional da Mulher!!!! Dia simbólico da luta de todo dia!!!

* Referência à Adélia Prado

Sobre o autor:


Júlia Maria Alves| Psicóloga | CRP 04-30.828 

Graduada em Psicologia pela UFMG, especializada em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral (FDC). Atua na área de Psicologia Clínica e Organizacional, realizando Psicoterapia de adultos e idosos e Orientação Profissional para vestibulandos e na aposentadoria. 

Selecionados para você:

Psicóloga Júlia Belo Horizonte
Júlia Maria Alves

Psicóloga | CRP 04/30.282

Graduada pela UFMG e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Atua na Diálogo com Psicoterapia de Adultos e Idosos; Orientação profissional e de carreira. Experiência nas áreas de Psicologia Organizacional, atuando com Gestão do Relacionamento e Desenvolvimento de Gestores.

Contatos: (31) 98590-2535 | julia@dialogopsi.com.br