Pais deprimidos:

As notas das crianças podem sofrer quando a mamãe ou o papai estão deprimidos?

Problemas de saúde mental muitas vezes afetam a unidade familiar como um todo. A depressão clínica de um pai pode levar um filho a desenvolver ansiedade, tristeza, problemas comportamentais ou problemas de saúde – pode até mesmo afetar seu trabalho escolar. De acordo com um novo estudo, as notas da criança podem sofrer se eles têm uma mãe ou pai com depressão.

As descobertas foram publicadas na revista JAMA Psychiatry por pesquisadores da Dornsife School of Public Health – Filadélfia. Eles analisaram os dados compilados de 1984 a 1994 nas notas de mais de 1,1 milhão de crianças, comparando o estado de saúde mental de seus pais. Eles descobriram que, aos 16 anos, as crianças cujas mães tinham experimentado depressão obtiveram pontuação de 4,5 pontos menor do que aquelas com mães não deprimidas. Aqueles cujos pais tinham experimentado a depressão marcaram aproximadamente 4 pontos mais baixo.

Quatro ou cinco pontos “pode significar muito para um estudante“, diz o pesquisador Felice Le-Scherban, epidemiologista da Universidade Drexel. Esses pontos podem prejudicar muito o aluno e a cada nova séries, podem aumentar e influenciar se um estudante escolhe para permanecer nos estudos ou abandonar.

A quantidade e a qualidade da educação que um jovem recebe podem afetar o curso de sua vida por anos – até décadas. Pesquisas mostram que as pessoas com uma educação de qualidade superior são menos propensos a fumar, beber ou ser obesos. Eles também estão em menor risco de doenças cardíacas e diabetes do que as pessoas que abandonam a escola ou faculdade. Le-Scherban diz que a educação é um dos “mais fortes preditores de saúde e esperança de vida que temos“.

 A criança paga o preço

Pais depressivos Criança destraídaCrianças com um pai deprimido podem lutar na escola devido à falta de atenção e cuidados adequados em casa. A depressão pode fazer com que os pais percam reuniões com os professores, se retirem emocionalmente ou não tenham energia para escutar ou ajudar as crianças a resolver problemas.

Basta pensar sobre os sintomas da depressão – os sentimentos de desesperança, desamparo, perda de energia, interesse em coisas que geralmente dão prazer“, diz Myrna Weissman, epidemiologista do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York. “Pense em ter esses sintomas e tentar cuidar de crianças.”

Lembre-se: A Depressão é tratável!

A boa notícia é que a depressão é tratável. Medicação, psicoterapia ou uma combinação dos dois são pensados para ser o mais eficaz. Pesquisas mostram que o tratamento da depressão também afeta positivamente toda a família. Um estudo descobriu que, quando as mães estavam em tratamento, este era rapidamente convertido em benefício para as crianças.

No final de três meses, se mamãe melhorou, as crianças ficaram melhores“, diz ela. As mulheres que se recuperaram da depressão renovaram o interesse e engajamento com seus filhos e eram mais capazes de expressar amor.

A depressão clínica é comum e afeta milhares de adultos em algum momento da vida. E quanto mais cedo você procurar tratamento, mais cedo você pode ajudar a si mesmo … e toda a sua família.

Traduzido e adaptado de MentalHelp.net (16 June 2016)
Texto original: Kids Grades Can Suffer When Mom or Dad is Depressed

Este artigo foi útil? Está passando por algo parecido e deseja mais informações?
Entre em contato com a nossa equipe!

RelatedPost