.Feliz no trabalho   Tempo de leitura ~1 min~

Por que trabalhar é importante?

Realizar uma atividade remunerada é uma situação predeterminada para grande parte dos indivíduos adultos, tanto por questões de sobrevivência básica (comer, morar, vestir), quanto para alcançar sonhos e objetivos.

Muitas vezes, quando você não possui um trabalho fixo e reconhecido pelos outros como bem sucedido, sente-se preterido e com a autoestima abalada. Para grande parte das pessoas se sentir produtivo é uma necessidade e adquirimos essa sensação principalmente pelo trabalho.

Para que o sentimento de produtividade exista é imprescindível que a atividade e o ambiente onde ela é executada estejam alinhados com os objetivos, valores e habilidades de quem é responsável por ela. Vemos com frequência pessoas em funções ou estilos de trabalho que não se identificam, não se sentem bons e hábeis, prejudicando, desta forma, seu autoconceito e seu sentimento de satisfação com relação às suas escolhas.

 

É possível ser feliz no trabalho?felicidade no trabalho

Para as gerações anteriores, o mais importante era encontrar uma empresa estável. em sua área de formação para trabalhar e manter-se lá até a aposentadoria. Atualmente, as pessoas estão buscando pelo seu propósito, realizar atividades que se identificam, que sentem prazer em atuar e se destacam por usar completamente as suas habilidades e talentos.

Quando aquilo que você faz a maior parte de seu tempo lhe parece chato, sem graça e entediante,. você substitui o sentimento de produtividade pela sensação de perda de tempo, de vida e de saúde. Geralmente a visão negativa do trabalho é posta quando suas tarefas não estão alinhadas com quem você é.

Vivemos em um período em que as relações profissionais estão mudando e se renovando. Cada vez mais profissões diferentes estão surgindo; como os nômades digitais, cursos em plataformas online, startups e etc. e, dessa forma, os profissionais também estão diferentes. Por isso temos visto cada vez mais pessoas, de qualquer faixa etária, realizando transições de carreira ou criando o seu próprio trabalho.

Então é possível ser feliz no trabalho?  Sim! Encontrar uma atividade que traga sensação de plenitude e realização é uma realidade cada vez mais próxima,. mas essa busca depende exclusivamente de você. Você é a pessoa que terá que investir, planejar  e executar as transformações que te levarão ao seu objetivo.

Talvez a pergunta mais importante que você possa fazer agora é:

Estou pronto(a) para sair da minha zona de conforto e  realizar mudanças significativas em minha vida?

 

Selecionados para você:

Andressa Aurichio Crema
Psicóloga e Coach de carreira | 11.97633-7386 | andressa.cremaa@gmail.com |

Graduada em Psicologia pela PUCSP. Coach plena formada pela metodologia Exponential Minds e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Inside You. Realiza processos de Coaching focados na Restauração da Autoestima e Gestão Emocional.